Apresentação

Casulo é mais do que um filme documentário. Casulo é uma pesquisa científica, é a voz dos alunos da Escola Pública, é uma possibilidade outra de conceber a Educação Básica.

 

Casulo é o registro dos sentimentos de alunos da Educação Básica Pública acerca de experiências de pesquisa sobre o lugar, a cidade. Experiências que extrapolam as salas de aula e os muros da escola, dando outros sentidos aos processos formativos formais desses meninos e meninas da Escola Pública.

 

Casulo é a tentativa de fazer com que os resultados de uma pesquisa de mestrado cheguem não só aos acadêmicos, mas às escolas, estudantes, professores, diretores, governantes.... Não ficando esquecidos nas prateleiras de uma biblioteca.

O documentário

A pesquisa

Dizemos que Casulo é mais do que um filme, porque o documentário é apenas o Trabalho de Conclusão Final de Curso (TCFC) do projeto de pesquisa "Casulo: Uma Experiência Vídeo Documentada com Alunos da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia" do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Concebido e desenvolvido pelo pesquisador Jordan Mendes, sob a orientação da Profª Drª Tania Hetkowski, o projeto Casulo, iniciado em abril de 2013, teve uma caminhada de dois anos com o objetivo de registrar a memória e os sentimentos das experiências de pesquisa de um grupo de alunos da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, que fizeram e fazem parte do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”. A ideia central foi investigar: como fazer pesquisa ainda na Educação Básica influência nos processos formativos dos alunos da Escola Pública?

 

O projeto "A Rádio da Escola na Escola da Rádio"

 

O projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” foi a inspiração para a concepção e desenvolvimento do projeto Casulo e, provavelmente, se o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” não existisse, o projeto Casulo também não teria sido realizado. A ideia do Casulo surgiu a partir do envolvimento do pesquisador Jordan Mendes com o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, mais especificamente, através de oficinas sobre produção radiofônica, elaboração de roteiros para rádio e podcasts.

 

Concebido e desenvolvido pelo Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” tem como proposta central, o desenvolvimento da Educação Científica na Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Os alunos da Educação Básica, envolvidos no projeto da Rádio, desenvolvem pesquisas sobre os bairros e lugares de cidades baianas como Salvador, Valença, Laje, Ituberá e Nazaré das Farinhas. Respaldados por uma série de atividades e oficinas realizadas por pesquisadores do GEOTEC, professores e colaboradores, os alunos apresentam seus trabalhos em eventos científicos locais, regionais e nacionais, e produzem, com base nas suas pesquisas, pequenos programas de rádio (podcasts), vídeos e outros conteúdos informativos através de dispositivos móveis digitais (smartphones, câmeras, tablets, etc.).

 

As experiências do projeto da Rádio se iniciaram em 2009 no Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Dendezeiros, consolidando-se em 2010 após ser contemplado pelo Edital nº 029/2010 de Popularização da Ciência (POPCIÊNCIAS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Hoje, o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” é desenvolvido em mais três Escolas Públicas do Estado da Bahia: o CPM, unidade Lobato; a Escola Municipal Governador Roberto Santos; e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Valença/BA. No documentário Casulo, esses alunos e alunas são os protagonistas e coprodutores, e as suas falas descrevem suas vivências e pesquisas, que vêm redimensionando os seus processos formativos, através da valorização da memória e história dos bairros e lugares dessas cidades da Bahia.

Casulo é um filme documentário produzido de forma independente e que busca mostrar os desdobramentos do desenvolvimento da pesquisa científica júnior por alunos da Educação Básica, destacando a influência dessa ação na escola, nos próprios professores, pesquisadores e gestores. Por isso, o Casulo acaba sendo um produto potencial no incentivo a práticas inovadoras na Escola e é um instrumento que pode possibilitar transformações no âmbito escolar.

 

O documentário foi produzido a partir dos depoimentos de 38 sujeitos: 29 alunos-pesquisadores e nove professores, coordenadores, pesquisadores e colaboradores. Foram 23 dias de filmagens, distribuídos ao longo de seis meses, em vários dos lugares que foram locus das pesquisas desses alunos da Escola Pública.

 

Sinopse

 

Alunos da educação básica fazendo pesquisa científica é um contexto incomum quando pensamos na Escola Pública. As influências dessa experiência na vida desses estudantes? É o que o casulo tenta mostrar.

 

Roteiro

 

Casulo é um filme documentário coletivo que tem a intenção de investigar, registrar e mostrar as possibilidades e desdobramentos da iniciação científica júnior na Educação Básica Pública, a partir das experiências do projeto "A Rádio da Escola na Escola da Rádio".

 

Essa característica coletiva se dá, principalmente, pelo fato do Casulo ser, antes de um filme, uma Pesquisa Participante e, por esse motivo, demandar uma participação ativa dos sujeitos da pesquisa (alunos da Educação Básica) nos rumos da investigação. Essa particularidade fez com que a construção do roteiro do documentário fosse realizada conjuntamente com alunos e ex-alunos da Escola Pública, pesquisadores do projeto da Rádio.

 

As primeiras ideias para o filme surgiram de uma reunião presencial com sete ex-alunos-pesquisadores do projeto da Rádio. Após essa reunião, criamos um grupo privado no Facebook no qual trocamos informações, opiniões e sugestões até definirmos o roteiro do documentário. Foi inclusive no grupo, que teve a participação de alunos e ex-alunos do projeto da Rádio, que Casulo, o nome do filme e do projeto, foi escolhido.

 

Diretor-pesquisador

 

Graduado em Jornalismo, Especialista em Docência no Ensino Superior e Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Jordan Mendes é pesquisador, documentarista, professor e jornalista. Casulo é o segundo documentário dirigido por  ele. Seu primeiro filme documentário foi “Gualin do Riocontra – A Língua Secreta do Bairro da Lapinha” (2010). “Gualin”, fruto do seu TCC da graduação, foi selecionado para três festivais de cinema universitário (Salvador, Ilheus e João Pessoa), vencendo o prêmio de Melhor Filme na Votação do Júri Popular do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia (2010).

 

Créditos

 

direção JORDAN MENDES

 

roteiro e argumento COLETIVO CASULO*

 

montagem e edição JORDAN MENDES

 

colaboradores especiais MELINA MAIA, NELSON ANTÔNIO, MAIANNA CERQUEIRA, KÁTIA SOANE e PATRÍCIA MOREIRA

 

imagens e fotografia JORDAN MENDES, MELINA MAIA E NELSON ANTÔNIO

 

desenhos KIARA MEDEIROS e MATEUS MOREIRA

 

design e arte EVALDO NASCIMENTO

 

finalização e desenho de som JOSÉ CUPERTINO

 

músicas TIGANÁ SANTANA, KALU e SETA*

 

agradecimentos especiais JOSÉ EDUARDO FERREIRA (ACERVO DA LAJE)

 

*O COLETIVO CASULO é formado por JORDAN MENDES e os seguintes alunos-pesquisadores do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”:

 

ALESSANDRA CARVALHO

CAROLINA MIRANDA

DANILO RODRIGUES

EVERTON ASSIS

FERNANDA PORTELA

HERNAN SALES

ISLA MONTEIRO

JEAN BISPO

JÉSSICA FIGUEIREDO

LARISSA FALCÃO

LUIZA VITÓRIA SOUZA

KIARA MEDEIROS

WESLEI SILVA

 

 

*CLIQUE NOS NOMES SUBLINHADOS ACIMA E CONHEÇA O TRABALHO DOS COLABORADORES DO CASULO.

© 2015 por Casulo

realização

apoio